segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Três Reinos

Sempre que estou dando aula e um aluno vê o meu cordão com o triskele que ganhei da Ana, eles querem saber o que significa. Eu penso e dou uma resposta curta e grossa: "são como os celtas viam o mundo: o Céu, o Mar e a Terra". Até hoje ninguém me perguntou nada a mais, não me pediu mais explicações... e eu me acomodei. Mas afinal de contas, o que são esses 3 Mundos que conformam o Mundo? Espero que ninguém aí tenha dito Terra, Céu e Mar.


Se pensarmos nos irlandeses (que é a minha praia), esse era o único cenário que eles possuiam: a Terra em que pisavam, o Mar que os cercava (lembre-se que a Irlanda é uma ilha) e o Céu que os cobria. Era só isso que eles viam, logo, o Mundo para eles era composto por esses 3 reinos distintos, mas que se uniam para criar o Sagrado, se uniam para dar o sustento que eles precisavam.


A Terra (An Talamh) é o plano em que nós, pobres mortais vivemos. É dela que tiramos nosso sustento, é quem nos acolhe, quem nos dá moradia... é a Natureza do post anterior. É quem nos sustenta; O Mar (An Muir) é o Outro Mundo, o mundo dos Ancestrais, das Ilhas do Ultravida... é o local de onde vem os invasores, onde está o Mistério. É de onde vem as Fadas (os Sídhe). É reino de Manannán. É quem nos cerca; O Céu (An Neamh) é o reino do Sol, da Lua, dos Ventos, das Nuvens, dos Pássaros, dos Deuses. É dele que vem o calor que fecunda a Terra e cria vida. É o lar da inspiração, da intuição (apesar da água ter uma afinidade maior para isso). É quem nos coroa.


O Triskele, segundo muitos, significa justamente esses Mundos, como braços de um todo. "E aquela bolinha no meio?" que é a pergunta que ninguém nunca se preocupou em fazer pra mim. Aquela bolinha é quando nós estamos em harmonia com os 3 Mundos. Muitos associam uma grande árvore, com suas longas raízes penetrando o fundo da Terra, atingindo o Mar, a água primordial, e com seus galhos e folhas ascendendo aos Céus como uma imagem para harmonizar-se.


Para encerrar*:


A Terra que me sustenta,
a Terra em mim.
A Terra que me rodeia,
An Talamh.


O Mar que me cerca,
o Mar em mim.
O Mar que me rodeia,
An Muir.


O Céu que me coroa,
o Céu em mim.
O Céu que me rodeia,
An Neamh.


*Acho que raptei esse texto de alguma meditação do Endovelicon.

2 comentários:

  1. Na verdade não roubou, porque não é meu ;-)))

    ResponderExcluir
  2. Amei!!! Você coloca as coisas de um jeito tão claro, adoro!

    Quando tatuei meu triskel nas costas, meu maior objetivo na vida era me tornar a bolinha (ou no caso, o triângulo) no meio (:

    ResponderExcluir