quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Prática Diária

Quando descobrem que sou pagão geralmente a grande pergunta feita é: "você faz macumba?" E depois vem outras mais sobre o que eu faço, como faço, e se eu tenho uma rotina diferente da dos demais. A resposta é relativa, pois isso depende de como os outros vivem.


Como seguidor do RC (Reconstrucionismo Celta) tenho uma rotina que me parece mais apropriada para o que acredito: sempre que consigo e lembro, agradeço pelo dia que terei, assim que acordo, e peço iluminação para que eu possa fazer algo de útil (ou não, porque às vezes baixa uma preguiça....) e que eu seja protegido; oro sempre, quando estou almoçando ou jantando, agradecendo a Daghda pela comida diante de mim e a Oghma e Morríghan pelas habilidades que me propiciam pagar por ela ou que possibilitaram que outros a pudessem; quando vou dormir (dependendo da quantidade de sono) agradeço pelo dia e pelo que aprendi, agradeço pelos êxitos e fracassos obtidos; agradeço pelos meus pais, meus amigos, meus bichinhos; faço oferendas com alguma regularidade, seja de comida e bebida, ou simplesmente de incenso e vela; oro sobre a água do chá que vai servir de remédio para alguém...


A prática diária é algo tão pessoal e único que não se pode dizer que seja igual a todos nós. Alguns fazem mais do que eu, alguns outros somente realizam 4/8 Festivais anuais. O que se deve realmente ter em mente é que como qualquer religião, o RC deve ser praticado, praticado no sentido mais amplo da palavra, vivido, aplicado, respirado. Sem fanatismo, claro!


Além do fanatismo, algo muito comum no meio pagão - pelo menos até há uns anos atrás, hoje nem tanto - era a modinha. Muitas pessoas estavam caindo de paraquedas numa religião muito diferente das demais porque era, justamente, diferente. Como a grande maioria era adolescentes, eles só queriam chocar os demais e não queriam estudar sobre o que praticavam, se contentavam com um livrinho aqui, um sitezinho ali e pronto!!!, já eram pagãos, se autointitulando sacerdotes disso, sacerdotiza daquilo outro... mas praticar uma religião, viver uma fé demanda estudo, demanda trabalho, demanda, até mesmo, desilusão por que não? Estar aberto para mudar de visão, reconhecer que é possível estar errado. Isso também é uma prática diária que muitos deveriam fazer. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário