quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Espaços Sagrados

Um espaço sagrado como o nome diz é sagrado, oras! Mas o que é Sagrado? Sagrado é tudo. Se você se conecta ao Mundo, você é Sagrado, e portanto, tudo o que você toca.
Um local sagrado é qualquer lugar onde você possa se sentir confortável, à vontade, para ser quem você é, fazer o que você faz, acreditar no que você acredita. Logo, o seu quarto, a sua cozinha, a sua igreja, o seu círculo mágico e o seu nemeton é sagrado, todos eles são lugares sagrados.


A grande maioria da humanidade tende a viver dentro dessa dicotomia de Sagrado x Profano, Divino x Terreno. Mas qual a grande diferença entre esses dois. Para alguns, muita; para outros, pouca ou nenhuma. Trazendo tudo o que já disse nos outros post, fica claro que no druidismo se estava sempre em contato com a natureza, as pessoas se conectava a ela e faziam parte dela, a reverenciando. Assim sendo, a partir do momento em que estou em contato com ela (não somente físico, mas mental), tudo em mim é Natureza, e se a Natureza é Sagrada, eu também sou, e tudo o que eu produzo e faço. Se estou em comunhão com o meu clã honrando aos Deuses, isso é Sagrado, se estou com meu clã comemorando um aniversário num bar, isso é Sagrado, por que não?


Estive semana passada no cinema com uns amigos e nos sentamos para comer e um conhecido surgiu e se sentou conosco. Conversamos bastante e o tema caiu em religião. Esse conhecido, judeu messiânico, falou algo que me chamou bastante a atenção: na antiguidade o simples ato de se sentar para comer com alguém simbolizava uma aliança entre aqueles que estavam ali, uma maneira de dizer "minha família se une à sua em amizade". Há mais sacralidade nisso do que em muitos cultos por aí (e por culto entenda a reunião de qualquer grupo religioso, de qualquer credo).


Acredito que estamos perdendo a sacralidade das pequenas coisas pondo o Sagrado num lugar tão alto porque não queremos nos comprometer, porque estamos tão afundados em questões somente materiais. Para haver um equilíbrio, devemos viver o Físico e o Espiritual mutuamente, pois os desnível da balança só pode trazer problemas, pendendo para um lado ou outro. Não há ano em que a Parte Clara esteja maior que a Parte Escura e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário