terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Elementos

Quando comecei a estudar magia, aprendi sobre a função do Círculo Mágico e dos Elementos na sua criação: Água, Ar, Fogo e Terra. Quando passei à Wicca, esses elementos continuavam. Mas quando passei a estudar os Celtas mais seriamente, vi muita gente falando que esse negócio de 4 Elementos não existia, que levar isso à religiosidade celta era quase um sacrilégio. Alguns ainda tentavam fazer associações entre os 4 tesouros, as 4 províncias, com os 4 elementos. Gente, esse negócio de 4 elementos não existe na cultura celta! Será?


Alguns vão dizer que é evidente, já que os celtas adotavam uma visão tripla, não teria lugar para 4 elementos, tanto que os 3 mundos são: Terra, Mar e Céu. Mas aí eu pergunto: e o fogo de Bríd? Ele, por acaso, não era Sagrado? Por acaso, Armegin, em uma das versões, não disse "Eu sou o Deus que moldou o Fogo para uma Cabeça" (I am God who fashioned Fire for a Head) e em outra versão, "Sou o fogo sobre cada montanha" (I am the fire on every hill)? Logo, o elemento Fogo está presente na religiosidade dos celtas sim! Os 4 elementos existem dentro da nossa espiritualidade, porém, com visões diferentes da que tinham os gregos, por exemplo.


Partindo do princípio que tudo o que está nesta Terra é Sagrado e parte nós, os 4 elementos também entram como parte do Mundo, dos 3 Mundos.


Bem, então quais são os Elementos presentes na nossa espiritualidade? Todos! Desde a mais simples flor no alto da mais gigante colina, quanto o minúsculo verme (ver o conto "Geração dos dois porqueiros").


A Laise mencionou os Elementos contidos no site do Imbas, que eu aprovo e indico a todos, mas no meu ver, ele apenas cria uma relação entre o Mundo e o Homem, uma correspondencia entre os 2. É o Homem Vitruviano de Da Vinci, é como alguns associam o Pentáculo ao Homem (cada uma das pontas simbolizando os membros e a de cima, a cabeça).




Sinta os seu ossos se tornando tão rígidos quanto às rochas, quanto a própria Pedra do Destino, Lia Fáil. Sinta sua pele e carne cobrindo as rochas, seus ossos, criando um Espaço Sagrado, e da montanha mais alta, a grama começa a surgir se estendendo, como os cabelos no alto da sua cabeça. Sinta o sangue correndo em suas veias, como o próprio mar penetrando as cavernas sob a terra. Sinta o vento soprando sobre a terra, alimentando o fogo da forja, dando fôlego á vida. Sinta o raio da Lua tocando a terra, iluminando um poço onde nada um salmão. Sinta o sol aquecendo a terra e a deixando madura, bela, radiante como foi a lança de Lugh. Veja as nuvens correndo no céu, criando as mais variadas formas e inspirando a Natureza a agir. Veja o azul por trás das nuvens, acima do Todo, tocando a montanha mais alta, lá onde é a cabeça do mundo. Sinta todos esses elementos e torne-se uno com o Mundo.

Um comentário:

  1. Amei amei amei

    Vooou copiar a meditação no final! hohoho xD

    Desde que fiz essa "mudancinha" de wicca pra reconstrucionismo, eu nunca vi o Céu dos três reinos como simplesmente o ar - sempre vi como uma mistura de ar e fogo nos Três Reinos, porque é do Céu que vem o calor né? Acho perfeitamente plausível fazer uma relação como a que você fez, afinal, o Sol é fogo, a a nuvem... é da nuvem que vem o relâmpago, e ele também é fogo.

    Me lembra um pouco quando minha mãe começou a estudar acupuntura, e na medicina chinesa são 5 elementos. E eu ficava pedindo pra ela correlacionar pra mim, porque eles não tinham ar: era terra, madeira, metal, fogo e água. E ela, de formação esotérica, que já trabalhou muito com os quatro elementos, explicava que era misturado, que havia algumas coisas que normalmente atribuímos ao ar em metal, em madeira e em fogo. E que algumas coisas que atribuímos a terra estavam em terra, metal e madeira. E algumas coisas que atribuímos a água também estavam em metal... ou seja, a correspondência é mista, não é direta.

    Desde que li os 30 dias do Endovelicon, ando meio obcecada com essa dos elementos celtas, e pra mim passa muito por aí: é misturinha, não é linha reta!

    ResponderExcluir