quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Roda do Ano

A Roda do Ano da grande maioria dos pagãos hoje se divide em 8 rituais, cada um celebrando uma data importante dentro de seu calendário. No meu clã, celebramos 8 Festivais, os 4 do calendário celta: Lughnasadh, Bealtaine, Imbolc e Samhain e mais 4 celebrando os 4 momentos astronômicos pelos quais passamos: Lá Fhéile Eoin (Solstício de Verão), Lá Fhéile Fómhair (Equinócio de Outono), Lá Fhéile Geimhreaidh (Solstício de Inverno) e Lá Fhéile Earraigh (Equinócio de Primavera). Não vou entrar em detalhes sobre cada um desses Dias, pois acredito que ao menos uma vaga ideia do que eles reprensentam é conhecido de todos aqueles que aqui pararam.


Todos esses Festivais foram observados desde épocas imemoriais, por vários povos de diversas partes da Terra. Algumas alterações obviamente acontecem, principalmente quanto a data em que se celebram, divindades honradas, nomes dados, práticas...
Dentro do calendário gaélico muitas celebrações se sobrepõe dependendo da região. Durante o Solstício de verão, alguns celebram Áine, outros pagam tributos a Manannán. Mas como dito no post sobre Divindades, os deuses não eram os mesmos nas muitas regiões da Irlanda e do mundo celta, assim sendo, os próprios Festivais, a Roda do Ano, não pode ser igual.


Há pagãos que usem a Roda do Ano Padrão (a conhecida de 8 rituais) celebrando com as datas do Hemisfério Norte, há os que a façam com as datas do Hemisfério Sul. E isso faz diferença, pra alguns não, pra mim... Não me sentiria confortável celebrando o Geimhreadh em pleno verão carioca de 40º, é simplesmente algo que não casa com a minha mente, nem meu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário