quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Inspiração

Há muito tempo o homem atribui a seres exteriores a inspiração que os leva a criar as mais diversas obras. Sejam esses seres Musas, Deuses, Fadas, Aliens... nunca o homem atribui essas ideias a ele próprio, deixando para si o papel de receptáculo, de veículo das vontades superiores. Porém, a inspiração não servia somente para a criação de obras, seja de natureza física ou poética, era também usada para fins proféticos. 


Imbas Forosnais, a Sabedoria através da Iluminação, era uma prática muito utilizada pelos druidas irlandeses. Mais especificamente através da ingestão de carne crua e logo entrada num estado de transe em que respostas e ideias viriam do Outro Mundo. Obviamente não era a simples ingestão da carne crua que daria ao druida tais poderes, porém, pouco se sabe ainda sobre essa prática.


Fato é que a Inspiração, a Iluminação, a Voz... tudo isso é uma prática antiga e sempre acontece de fora do corpo, de fora do homem.


Bríd, a deusa honrada no Imbolc, é uma deusa associada à Inspiração poética, sendo adorada pelos fili. Sua inspiração queima como o fogo, assim como o fogo que cria as mais belas armas e outros objetos de metal e o fogo que cura; Morríghan também é uma deusa associada à inspiração, Inspiração Profética, sendo aquela, também, que se pede inspiração para combater os inimigos.


O Divino sempre causou espanto e júbilo aos homens e é dele que vem as ideias que nos surgem, que nos permitem discursar, contar, declamar, criar, vaticinar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário